A psicoterapia pode propiciar muitos benefícios para a vida do paciente. Saibam quais são eles neste post.
Na publicação "O que é Psicoterapia?" discorreu-se sobre a definição e funcionamento da psicoterapia, a quem se destina e quando procurar por ajuda de um psicólogo. Já neste artigo falaremos sobre os benefícios que a psicoterapia pode trazer para sua vida.
Como dito no artigo anterior, a psicoterapia é um tratamento cujo objetivo é cuidar de questões ligadas à mente e aspectos emocionais adoecidos que levam ao sofrimento. É um processo pelo qual o paciente, ao longo das sessões, elabora o sofrimento que o levou ao consultório do psicólogo. O profissional vai ouvir, intervir e auxiliar o paciente a encontrar as soluções para seu problema. Não se trata de dizer ao paciente o que ele deve fazer, mas ajudá-lo a encontrar as soluções por si próprio.
“ A psicoterapia é um espaço que permite o paciente compreender seus limites, potencialidades, ações e atitudes”
Os benefícios da psicoterapia são comprovados por estudos científicos. Uma pesquisa realizada por Jung, Nunes e Eizirik (2007) publicada pela Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, avaliou a efetividade da psicoterapia psicanalítica. Participaram deste estudo pessoas que fizeram psicoterapia psicanalítica de curta e longa duração. O resultado aponta que 82,35% dos participantes da referida pesquisa tiveram melhora significativa de seu funcionamento global. Além disso, 94,12% dos pacientes participantes deste estudo relataram que ficaram satisfeitos com o tratamento que receberam de seus psicoterapeutas.
"[Pacientes] consideraram que a psicoterapia/psicoterapeuta tornou as coisas muito melhores ou melhores em relação ao motivo da busca de tratamento e caracterizaram seu estado, no final do tratamento, como melhor do que no início da psicoterapia” (Jung et al, 2007, p. 193)
Quais são os benefícios?
São inúmeros os benefícios que a psicoterapia leva à vida dos pacientes. Aqui estão citados apenas alguns:
Autoconhecimento;
Melhora dos relacionamentos interpessoais;
Ameniza ou acaba com as doenças psicossomáticas;
Ressignificação de crenças e vivências;
Aumento da autoestima;
Empoderamento;
Segurança nas decisões;
Autonomia;
Superação de traumas e abusos.
Vale ressaltar que para a psicoterapia fazer efeito é necessário que haja adesão ao tratamento por parte do paciente. O psicólogo só pode ajudá-lo se o paciente permitir e colaborar com o tratamento.
Também é necessário salientar que a percepção de melhora da queixa ou a percepção dos benefícios sofre diversas variáveis (por exemplo, o quanto o paciente está ou não engajado no processo psicoterapêutico) e ocorre de formas e tempos diferentes para cada pessoa. Por isso o tempo de duração do tratamento, os objetivos e a escolha das técnicas varia de pessoa para pessoa.
Algumas experiências com a Psicoterapia
Indico 2 vídeos de pessoas relatando sobre a própria experiência com a psicoterapia:
Agradeço a sua visita e espero que tenha gostado da leitura!
Para entrar em contato comigo, clique aqui.
Patrícia Ferreira Pinheiro
CRP 06/146979
Bình luận