top of page
Foto do escritorPatrícia Ferreira

O que é Psicoterapia?

Você sabe o que é e a quem se destina a psicoterapia? Leia este artigo e esclareça suas dúvidas.



Psicoterapia - O que é?


A Psicoterapia é um tratamento cujo objetivo é cuidar de questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, fobias, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos e pais, no trabalho, entre outros.


É o psicólogo que realiza esse tratamento e pode ajudá-lo com as questões apresentadas no parágrafo acima ou qualquer outro problema que esteja causando sofrimento psíquico ou mal estar. Por meio da psicoterapia também é possível iniciar e melhorar o processo de autoconhecimento e de reflexões de situações de vida (por exemplo, decisões sobre a carreira). Tendo um conhecimento melhor de si mesmo, as tomadas de decisões são facilitadas e se tornam menos angustiantes.


"Psicoterapia é um tratamento cujo objetivo é cuidar de questões relacionadas à mente e problemas psicológicos"

O psicólogo oferece um ambiente acolhedor e sem julgamento para que o paciente possa falar abertamente tudo aquilo que está causando sofrimento. Neste sentido, a psicoterapia é um tratamento colaborativo, ou seja, tanto paciente quanto psicólogo trabalharão juntos para que o objetivo estabelecido seja alcançado.


A quem se destina e quando procurar?


A Psicoterapia não tem contraindicações! Ela pode ser feita por crianças, adolescentes, adultos e idosos.


Não é necessário ter diagnóstico de transtorno mental para procurar por um psicólogo. Qualquer pessoa que esteja em sofrimento psíquico ou enfrentando dificuldades de relacionamento pode iniciar a psicoterapia. Alguns pais procuram auxílio de um psicólogo para seus filhos por causa de queixas escolares. Algumas pessoas buscam psicólogo para receber ajuda em processos de luto, fim de relacionamento, ao perceberem sinais de ansiedade ou irritabilidade intensas, entre outros. São situações que podem interferir negativamente no cotidiano trazendo prejuízos a várias áreas da vida (familiar, profissional, afetiva, entre outras). Eis algumas situações que podem indicar que você deve procurar por psicoterapia:

  • Você sente uma forte sensação desamparo, solidão e tristeza.

  • Seus problemas não parecem melhorar apesar dos esforços e da ajuda da família e dos amigos.

  • É difícil se concentrar nas atribuições de trabalho ou para realizar outras atividades diárias.

  • Você se preocupa excessivamente, espera o pior ou está constantemente no limite.

  • Suas ações, como beber muito álcool, usar drogas ou ser agressivo, estão prejudicando você ou outros.


"[Psicoterapia] pode ser feita por crianças, adolescentes, adultos e idosos. Não é necessário ter diagnóstico de transtorno mental para procurar por um psicólogo"

No entanto, pessoas que apenas queiram buscar um conhecimento melhor de si e das situações em que vive também podem buscar a psicoterapia.


Enfim, não existe momento exato para que se procure um um psicólogo! No entanto, escolher iniciar e se manter na psicoterapia não é uma escolha simples e exige determinação. Admitir que estamos fragilizados e vulneráveis requer que olhemos para lugares de nossas almas que não são fáceis de serem observados.


Assista a esse vídeo em que a Jout Jout relata um pouco a experiência dela com a psicoterapia:




Como funciona a psicoterapia? Qual a duração?

A psicoterapia pode ser conduzida de forma individual ou em grupo, dependendo da forma como o psicólogo trabalha e em que local ele presta serviço. As sessões duram em média de 30 a 50 minutos. Para que a psicoterapia alcance os objetivos, é necessário que o vínculo terapêutico entre paciente e psicólogo seja estabelecido e assim o paciente tenha confiança em seu psicólogo.


Não existe um tempo mínimo ou máximo para conclusão da psicoterapia. Ela pode ser a curto prazo, lidando com problemas imediatos. Mas também pode ocorrer a longo prazo, com duração de meses ou anos, trabalhando com conflitos pessoais complexos e duradouros. Os objetivos do tratamento, além da frequência de visitas ao consultório e os métodos que serão utilizados em terapia são planejados pelo psicólogo de acordo com as necessidades do paciente.


Atualmente, os planos de saúde devem oferecer uma quantidade mínima de sessões de psicoterapia, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS). Há também a opção de reembolso que alguns planos oferecem. Para mais informações, consulte o seu plano.


Quais são os tipos de psicoterapia?





Existem diversas abordagens teóricas dentro da Psicologia. Só para citar algumas: psicanálise, psicodrama, cognitivo-comportamental, humanística, fenomenológica, entre outras. Cada linha teórica difere da outra tanto no modo como concebe o desenvolvimento emocional quanto na prática no consultório. Embora existam várias abordagens, todas são igualmente eficazes.


A forma de atuação do psicólogo depende da orientação teórica que ele segue. Ao elaborar o tratamento, o profissional levará em consideração o que funciona melhor para a situação do paciente.


Sobre mim...


Sou psicóloga e atuo na abordagem da psicanálise. Atualmente atendo em 2 endereços na cidade de São Paulo. Para mais informações sobre mim, endereços dos consultório e formas de contato, clique aqui.



Patrícia Ferreira Pinheiro

CRP 06/146979

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page